Calendário de Eventos
 

 
 
 

Oração: a Chave da Vitória // Daniel 9:1-27

Diminuir FonteAumentar Fonte

Introdução: Quem já não teve diante de si um mistério? Não é necessário ser Sherlock Holmes Poirot, para viver essa situação!

  Talvez o seu problema não seja um mistério a ser desvendado, mas sim alguma dificuldade que lhe causa grande transtorno.Este, mais parece uma muralha, a princípio impenetrável, e que exige de você um plano perfeito para poder superá-la.

   Daniel tinha diante de si a profecia de Jeremias (Jr.25:11,12).Ele em seu coração desejava buscar entendimento para a mensagem profética.Era ele um desafio que significava o futuro de sua nação exilada no reino medo.

   Através do exemplo de Daniel, pode-se descobrir a chave capaz de abrir a porta das soluções, soluções que mais parecem passes de mágica, mas que tratam-se tão-somente do poder de Deus;do poder de Deus agindo por seu povo.A oração é esta "chave", pois alcança não somente a porta da soluções, mas o coração de Deus.

I) Quando parte de um coração sincero (vv 4-6)

   O mistério da profecia de Jeremias, tratava do final do cativeiro.Mas o que era isso? Buscando na história, encontram-se os relatos que explicam a situação.O povo de Deus recebeu dele todas as orientações para ser um povo próspero, mas desobedeu ao seu Mestre.

  O povo seguiu conforme o seu coração duro e desobediente.Pecaram contra o Pai,que foi abandonado e rejeitado,mas não obstante tudo isso, continuou a amá-los.Como consequencia,nação após nação subjugou a Israel.Babilônios, assírios, medos, e persas.

  O que fez Daniel foi reconhecer todas estas coisas e, assumindo seu pecado e de todo o povo,buscou ao Senhor em oração.Confessou todos os erros do povo";(...)pecamos(...)".Fugiram do Altíssimo e agora viam-se presos em seu próprio erro.

  Quantas vezes você não sofreu em decorrência de atitudes apresentadas ou erradas, tomadas em determinadas situações precisando da solução? Somente trevas ao redor, é o que você consegue ver. Um coração sincero é a primeira atitude a ser tomar. Reconhecer os erros,confessá-los diante de Deus e apenas aguardar a solução do Pai.

II) Quando é definida em seu conteúdo(vv.21-23)

  Daniel buscava ao seu Deus com sinceridade.Reconhecia os seus pecados e os de todo o povo.Mas havia, ainda outra qualidade na oração do profeta;ela era definida em seu conteúdo.

  Daniel desejava conhecer o significado da profecia de Jeremias.O que significava as setenta semanas?Este tempo aconteceria e haveria o livramento do povo,mas como seria?Esta era a indagação do profeta.Ele foi claro em sua petição.

  Uma verdadeira oração é objetiva. Daniel foi claro, por isso recebeu uma resposta clara e imediata de Deus.Tavez as suas orações tenham sido um tanto indecisas, indefinidas, e isto o tem impedido de receber a benção divina.

  É hora de buscar ao Senhor de coração aberto e em expressões objetivas e definidas.Deus está disposto a agir em prol de seu povo,mas Ele precisa saber o que fazer.

Conclusão: a oração é uma chave para a vitória.Creio poder ser mais enfático:ela é a chave da vitória.Muitos têm alcançado vitórias na prática da oração.Ela é o meio de aproximar-se do Pai de Amor.Ela toca no coração de Deus e abre as portas das bençãos celestiais.

   Para que a oração possa ser chave, é necessário que venha de um coração sincero,que reconheça seus pecados e limitações, que exponha a sua incapacidade de seguir sozinho e a sua necessidade de Deus.

  Também é ncessário que ela, a oração, seja clara e objetiva.Deve expressar o verdadeiro motivo de sua existência.Deus não pode agir em meio a incertezas e indefinições.

  O exemplo de Daniel é proveitoso para os nosos dias. É proveitoso para cada crente que deseja ser vitorioso.Está ao alcance de quem desejar.Você deseja ser vitorioso? Ore!

   Que o Senhor abençoe o seu povo! Amém.

 

                                                                        Pr. Jonedir Manoel Cardoso

 



Data: 21/09/2010
 
Outras Mensagens

UM CHAMADO A UMA VIDA SANTA / I PEDRO 1:13-16
O Maravilhoso Convite de Deus /Isaías 55:1-7
A Alegria nas Provações // 1 Pedro 1:6-12
A Maior de Todas as Necessidades // João 3:1-16
Daniel:Um Livro Especial // Leia o Livro de Daniel
Suba a montanha
Livres para ser feliz
O grão de mostrarda
Levante-te
 
 
 

Comunidade Batista Ebenézer
Rua Jovita Feitosa, 82 - São Judas Tadeu
Duque de Caxias - RJ
CEP.: 25245-000
Telefones: 2676.59.97
E-mail: jonedircardoso@hotmail.com